Projeto artístico colaborativo entre artistas baseado no tripé Sexo-Corpo-Arte. Diante dos vários casos de censura envolvendo temáticas como da nudez, do corpo e do sexo nas artes, se faz cada vez mais importante discutirmos estes assuntos, questioná-los e refletirmos sobre o lugar onde foram colocados. Este lugar de tabu e preconceito. Este lugar de censura, de onde precisam ser retirados e colocados no lugar de direito: o da liberdade, o da naturalidade. Então, precisamos falar, discutir, conversar e, principalmente, fazer sexo e arte.

A energia sexual é uma das mais poderosas e criativas geradas pelo ser humano. Assim, nesses encontros, os artistas se entregam a esta energia para transformá-la em arte, por meio de qualquer dispositivo artístico, seja a fotografia, pintura, moda, gravura, instalação, performance, vídeo entre outros.

Residente 01: Régis Ribeiro

O primeiro residente foi Régis Ribeiro, artista plástico de São Caetano do Sul, SP. Da sua participação na RAS, nasceu a fotoperformance Corpo Presente que compôs a exposição Retina Regis Ribeiro, que aconteceu de 26 de julho a 06 de outubro de 2019, no Espaço Cultural Casa de Vidro – Ateliê Pedagógico, realizada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.

Corpo Presente - Fotoperformance

Corpo Presente - Exposição

Vídeo

 

Residente 02: Bruno Novadvorski

O segundo residente foi o artista visual, estudante do bacharelado em Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bruno Novadvorski. Da sua participação, surgiu, entre outros trabalhos, o (in)CORPO Manifesto, ensaios fotográficos e também o DUOCU, formado pelos dois artistas.

Momentos da Residência

Chris, The Red fotografando Bruno Novadvorski

Chris, The Red e Bruno Novadvorski fotografados por Abhiyana


(in)CORPO Manifesto

Apresentação da performance no Atelier Transe durante o evento Performance em Transe. Fotos por Luciano Alves e Gabriella Mariotto. VEJA MAIS AQUI.


Ensaio Sobre a Leveza

E AO FINAL DO ENSAIO, AO SER QUESTIONADO COMO SE SENTIA, MISTER ME RESPONDE COM UMA ÚNICA E PODEROSA PALAVRA: "LEVE".

Este ensaio foi realizado em 2019, durante a participação do Bruno Novadvorski na RAS. Mister. O rapaz, que está na companhia do Bruno nas fotos e a quem vou chamar de Mister, havia entrado em contato comigo alguns dias antes da residência do Bruno dizendo-me que gostaria de fazer um ensaio fotográfico no qual ele gostaria de ter seu corpo descoberto por uma outra pessoa. Assim, convidei Bruno para ser esta pessoa e foi assim que ensaio aconteceu.


Trindade

Este ensaio foi realizado em 2019, durante a participação do Bruno Novadvorski na RAS.

Tags: Fotografia, Photography, Ensaio Fotográfico, Nu Artistico, Performance, Pós-Pornô, FotoPerformance, DUOCU, Bruno Novadvorski, Pós-Pornografia, Corpo, Nus, Ano: 2020, Pós-Corpos, Corpos Falantes, Residência Artística Sexual, RAS, Regis Ribeiro